Escrita Integrada
A primeira composição do TOEFL é “integrada”, o que significa que inclui a escuta e a leitura, e não só a escrita. Primeiro você tem que ler um artigo curto (cerca de 300 palavras, em três minutos), depois escutar uma palestra curta (cerca de 2 minutos).
Tanto na parte de leitura como na palestra, você observará três pontos bem distintos. Esses pontos são muitas vezes ordenados, usando palavras como “primeiro” e “segundo”.
Serão abordadas as mesmas ideias na leitura e na palestra, mas irão discordar uma da outra. (Às vezes, concordam uma com a outra parte, mas isso é raro). Para escrever uma boa composição, você precisa deixar bem claro as diferenças existentes entre a leitura e a palestra, e separar claramente os três pontos abordados.
Escrita Independente
A segunda composição do TOEFL é “independente”, o que significa que não necessita de nenhuma informação extra. Você só escreve – não escuta ou lê primeiro. Isso significa que você escreve acerca das suas próprias ideias e opiniões.
Como é óbvio, as frases que expressam opiniões são muito importantes. Você também deve explicar as suas opiniões, portanto você tem que dar motivos e exemplos. É importante indicar claramente que você está dando um exemplo ou razão, quando você começar a fazê-lo.
Recomendo que você estruture a sua composição em quatro parágrafos: introdução, primeiro motivo, segundo motivo, e conclusão. Embora seja possível escrever uma boa composição com uma outra estrutura, esta estrutura é mais fácil de seguir, e permite-lhe ter mais tempo para pensar sobre o vocabulário e gramática, que são muito importantes.
Embora a composição integrada possa parecer uma lista, com a “primeiro” e “segundo”, no início de cada parágrafo, é melhor que no ensaio independente não faça uma lista de forma tão clara. Os bons escritores não precisam enumerar pontos de cada vez que escrevem!
Deixe uma resposta