A seção oral é a mais curta das quatro seções do TOEFL, e perfaz um total de cerca de 20 minutos de duração. Resumindo, você responderá a seis questões sobre vários tópicos; os primeiros serão baseados na sua opinião.
Para essas questões, você ouvirá a questão, e depois terá 15 segundos para pensar e formar uma opinião. Depois você falará durante 45 segundos. Essas perguntas são totalmente baseadas nas suas opiniões e experiências, por isso não há uma resposta certa ou errada. A forma como as comunica é mais importante, não as suas ideias.
A seção oral também contém questões “integradas”. Para estas, você terá que incorporar na sua resposta informações duma passagem curta que terá que ler, e duma pequena palestra ou conversa.
Nas questões integradas terá um pouco mais de tempo para pensar no que irá responder (20 ou 30 segundos em vez de 15—iupiii!), e terá 60 segundos para dar a sua resposta. Posteriormente daremos mais detalhes acerca dessas questões.
Como é que é efetuada a Classificação do Teste Expressão Oral do TOEFL
A sua classificação, que será determinada por dois avaliadores, será dependente do seu desempenho em três categorias: entrega, linguagem utilizada, e desenvolvimento do tópico. A entrega é basicamente a sua fluência—quão bem você mantém uma velocidade razoável, se a sua pronúncia é clara, e se a sua resposta foi difícil de compreender devido a ritmos ou entoações não naturais.
Para classificar a forma como utiliza o idioma, os avaliadores prestarão atenção à amplitude e adequação do seu vocabulário, à variedade da estrutura das frases, e à gramática das suas respostas.
Isso significa que o seu discurso deve soar naturalmente—como se você não se estivesse esforçando demasiado para falar as palavras corretas, e formar boas frases.
O desenvolvimento do tema é a última categoria, mas é tão importante como a entrega e uso do idioma. Nesta categoria, os avaliadores prestarão atenção à organização da sua resposta, o quão bem você suporta a sua opinião, e quão claros os seus exemplos e explicações são.
Como praticar as suas capacidades orais de inglês
Quando perguntam acerca da melhor forma de praticar a fala, a resposta normal de muitas pessoas é encontrar um parceiro desse idioma—alguém com que você se possa encontrar com, seja online, por telefone ou pessoalmente, para praticar a conversação em inglês e testar perguntas.
É verdade que ter parceiros dum idioma pode ser uma ótima forma de estudar, mas para muitas pessoas, não é prática— especialmente se você vive num país em que não se fala o idioma inglês.
Praticar a fala sozinho pode ser complicado, mas com um pouco de criatividade você descobrirá que há montanhas de ótimas formas de efetuá-lo. As dicas a seguir irão ajudá-lo a treinar para fazer a seção oral do seu exame com confiança.
Traduzir Material de Leitura
Você pode praticar a sua gramática e vocabulário traduzindo trechos de leitura—oralmente, é claro—do seu idioma nativo para inglês. Tente traduzir cada frase com a maior precisão possível sem o uso dum dicionário. Se você não tem a certeza de como deve traduzir uma frase ou alguma outra estrutura em particular, anote-a para pesquisá-la ou pedir ajuda a alguém mais tarde.
Substituir palavras que você não sabe por outras que você conhece é uma capacidade que lhe será bastante útil no exame (e na vida).
Grave-se a Si Mesmo
Ninguém gosta de fazer isso, mas é um ótimo conselho: grave-se a si mesmo falando, para que você possa escutar e avaliar o que deve melhorar mais tarde. Isso permitirá que você perceba erros que você está fazendo mas que você não se apercebia, e mais, você pode comparar as suas respostas com exemplos de respostas de testes com mais facilidade. Também o habituará ao estresse de ser gravado para que não seja tão estranho estar falando para uma tela de computador no dia do teste.
Deixe uma resposta